Os pneus são itens fundamentais para o bom funcionamento de um automóvel. Não é à toa que a cada dia mais pesquisas e novas tecnologias são lançadas para otimizar os produtos e oferecer aos consumidores pneus com mais qualidade.
Muitos condutores se esquecem da manutenção e troca dos pneus ou preferem simplesmente ignorar o desgaste dos mesmos e continuam a trafegar sem se preocupar com as consequências. A idade do pneu é contada a partir da data em que ele foi produzido, e nos climas mais secos, o desgaste é mais acelerado. Portanto, é preciso ficar atento para que ele não sofra com a degradação antes do tempo.
Além de ser considerada infração grave que leva à perda de cinco pontos na CNH, o uso de pneus fora dos padrões determinados pode acarretar acidentes e aquaplanagem, além da raspagem contra os para-choques, que pode ocasionar explosões e até falhas súbitas de funcionamento.
Um dos maiores indicadores de desgaste dos pneus são os chamados sulcos. Os sulcos são pequenas listras entre as bandas de borracha que fazem a água passar quando o pneu está em movimento e em contato com o solo. De acordo com o Conselho Nacional de trânsito (Contran), o sulco deve ter no máximo 1,6 milímetros de profundidade, mais que isso, considera-se infração.
Para saber se o sulco do seu pneu está dentro dos parâmetros permitidos pelo Contran é preciso observar através de um indicador dentro do friso, que deve estar na mesma altura da banda de rodagem.
Confira outras dicas para saber a hora certa de trocar seus pneus:
Siga as nossas dicas e garanta a sua segurança e de sua família. Se fizer a verificação e constatar que já é hora de investir em pneus novos, não se esqueça: pneus de qualidade com os melhores preços, só na RJ Pneus!
Todo automóvel demanda um custo que vai além do preço da compra. Além do combustível, seguro, lavagens, revisões e manutenção são fundamentais para manter o veículo em bom estado e boa qualidade para suas viagens...
LEIA MAIS