Durante seu período de fabricação, os carros passam por processos importantes para garantir a segurança de condutores e passageiros. Cada item da mecânica de um carro tem importância para o bom andamento do veículo.
Alguns motoristas costumam focar apenas na potência do carro e se esquecem um elemento essencial: os amortecedores, que tem funções muitas vezes desconhecidas pela maioria dos condutores. Com o objetivo de absorver vibrações e choques das rodas, os amortecedores asseguram conforto e garantem o contato das rodas com o solo, sobretudo nas curvas.
O amortecedor automotivo é composto por mais de 50 itens, tendo como principais componentes as molas (responsáveis pela flexibilidade de impactos), o óleo hidráulico, tubo reservatório, tubo de pressão, fixações e suportes (olhal, suporte da mola, de fixação a suspensão e de fixação as tubulações de freio), haste, pistão, válvula do pistão e válvula da base.
Trata-se de um item usado exaustivamente pelos veículos: para se ter uma ideia, o amortecedor abre e fecha cerca de 2.600 vezes por quilômetro rodado,então, podemos dizer que aos 30.000 km completam-se 78.000.000 movimentos, o que pode provocar desgastes nos componentes internos.
Amortecedores com problemas dificultam a direção de um veículo, fazendo com que o motorista fique mais exposto ao risco de acidentes. Há riscos de problemas na frenagem, aquaplanagem em dias chuvosos, comprometimento da estabilidade, dificuldade para fazer curvas e, em vias onde o solo é irregular, pode haver balanço excessivo do veículo, além de comprometimento na iluminação do feixe de luz nos faróis. Por isso, é necessário ficar atento aos primeiros sinais que indicam que é hora de dar atenção ao item.
Ruídos metálicos ou barulhos seco são comuns quando os amortecedores já não apresentam bom funcionamento. Isso se deve às batidas já não amortecidas pelo item e ao vazamento de óleo, que podem ser detectados quando existirem pingos de lubrificante na roda.
Se algum dos lados do carro afundar mais facilmente ou o motorista identificar dificuldades para fazer curvas, é hora de levar seu veículo ao mecânico.
A manutenção preventiva e a revisão podem ser aliados do condutor, pois evita um desgaste prematuro dos pneus e aumenta a vida útil dos amortecedores e consequentemente, do carro. Uma importante dica é fazer o alinhamento do veículo sempre quando alguma alteração for feita, para evitar quaisquer surpresas desagradáveis.
Seguem algumas dicas importantes e que podem aumentar a vida útil de seu amortecedor. Fique ligado:
• Trafegue com cautela em pistas de solo irregular ou ruim.
• Evite trafegar com excesso de carga.
• Desacelere o veículo sempre que passar por quebra-molas e lombadas.
• Faça revisões periódicas em seu carro. Via de regra, a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados.
• Evite alterações nas características originais da suspensão, como rebaixamentos ou elevações.
• Leve seu carro somente a um mecânico de confiança.
Com o mercado dos seminovos em alta, a oferta por carros usados vem se multiplicando no Brasil. Mas para não cair em ciladas e acabar, é preciso ficar atento a algumas regrinhas que irão facilitar sua negociação. Confira!
LEIA MAISVai pegar a estrada? Confira as nossas dicas para você fazer uma viagem segura e sem imprevistos.
LEIA MAISA falta de estacionamento e garagens cobertas, exposição ao sol e à chuva podem danificar o seu veículo de diversas formas. Confira as dicas da RJ Pneus para minimizar os danos do seu carro.
LEIA MAISVocê já ouviu falar da lei do condutor habitual? Ela foi criada para livrar os condutores de trâmites demorados. A RJ Pneus te explica como funciona. Confira o nosso texto.
LEIA MAIS