Ser motorista vai muito além de saber pilotar um carro. Muitas situações do dia-a-dia podem exigir conhecimento básico de mecânica, calma e paciência diante de imprevistos. Os pneus, em caso de furos e rasgos, rendem cenas já bastante conhecidas: motoristas à frente a seus veículos, sozinhos, se perguntando como sair de tal situação.
Para quem não tem facilidade e nem está acostumado a trocar o pneus, o nervosismo faz com que se esqueça tudo o que já foi aprendido sobre o assunto. Portanto, o primeiro passo é manter a calma. A segunda etapa é colocar em prática os conhecimentos mecânicos adquiridos. Se você não se lembra ou ainda não sabe como realizar a troca dos pneus, a RJ Pneus preparou um tutorial com sete etapas que facilitarão sua vida.
O primeiro passo parece óbvio, mas muitos motoristas, devido ao stress da situação, se esquecem de sinalizar a via, comprometendo sua segurança. A sinalização é uma forma de alertar outros motorista que seguem viagem para que reduzam a velocidade quando passarem próximo a seu veículo. Para não correr riscos, sinalize de acordo com a velocidade da pista. Onde a velocidade permitida for 50 Km, coloque o triângulo a 5 metros de distância do automóvel, ou conte 5 passos largos.
No interior de seu veículo deve conter os itens de emergência composto por: Triângulo, macaco hidráulico e chave de roda. Esse último servirá para a retirada da calota, que é feita ao girar os parafusos contidos no meio da peça no sentido anti-horário.
O próximo item a ser utilizado é o macaco hidráulico. Encaixe-o próximo à roda e suspenda o carro a uma altura adequada para que o pneu seja retirado.
Com o veículo adequadamente suspenso, você deverá retirar os parafusos e as porcas contidas na roda. O segundo passo é retirar a roda por completo.
Você já se livrou do pneu que estava lhe causando problemas. Agora deve pegar o pneu estepe e posicioná-lo no local. Você pode fixar o estepe com a chave de roda. Encaixe os parafusos, as porcas e logo em seguida, com o macaco hidráulico, baixe o carro para o chão novamente. Agora é só apertar os parafusos, dessa vez no sentido horário. Não se esqueça de conferir para garantir que o pneu ficou bem preso e seguro.
O estepe é um item usado apenas para emergências. Trafegar sem um novo pneu substituto pode ser perigoso. O ideal é que você conserte ou compre novos pneus para trafegar com segurança.
Todas as vezes em que for realizada a troca de pneus em casos de emergência ou não, o balanceamento deve ser realizado para que os itens não sofram com desgastes desiguais ou tenham problemas em curvas. Um mecânico de confiança pode realizar o procedimento e garantir que tudo esteja bem com o veículo.
A RJ Pneus oferece balanceamento uma série de outros serviços automotivos para que você trafegue tranquilo. E se precisar de pneus novos, já sabe: a RJ Pneus possui as melhores marcas do mercado a ótimos preços. Venha nos visitar!
Serviço importante para se adquirir na hora de comprar um automóvel, o seguro já se tornou indispensável nos tempos...
LEIA MAISOs pneus são itens fundamentais para o bom funcionamento de um automóvel. Não é à toa que a cada dia mais pesquisas e novas tecnologias são lançadas para otimizar os produtos e oferecer aos consumidores pneus com mais qualidade...
LEIA MAISNos tempos de hoje, é válido fazer economia no que for possível. Além dos preços cada vez mais altos, os combustíveis causam danos ao meio ambiente...
LEIA MAISItens fundamentais para diversos motoristas que passam boa parte em seus veículos e muitas vezes submetidos a temperaturas muito quentes, o ar-condicionado é um dos itens favoritos dos brasileiros...
LEIA MAIS