Dirigir tornou-se algo indispensável nos dias de hoje, principalmente para moradores de cidades grandes que muitas vezes dependem de seus veículos para trabalhar e realizar seus afazeres do dia-a-dia. Todo motorista está suscetível a cometer equívocos que podem gerar multas e a perda de pontos na carteira. Mas ficar sem dirigir por suspensão devido a multas ou infrações pode ser algo complicado que gera muita dor de cabeça para os condutores. É preciso ter cuidado e saber como tomar as providências cabíveis.
A suspensão da licença para dirigir tem a duração de seis a doze meses e pode ocorrer de duas maneiras: a primeira é se a soma de infrações ocorridas pelo condutor durante o período de um ano chegar a 20 pontos. A suspensão também acontece quando se comete infração de nível gravíssimo na qual o motorista enfrenta a perda (prevista em lei) de seu direito de dirigir automaticamente, fazendo com que a CNH seja cassada. Ameaçar pedestres atravessando a rua, não prestar socorro a vítimas em caso de acidente, transitar em velocidade 50% superior à máxima permitida e dirigir sob influência de álcool (ou de qualquer substância entorpecente) são algumas infrações que suspendem ou cassam a carteira do motorista imediatamente. Como fazer quando tais situações ocorrerem?
O primeiro passo é verificar em qual situação a sua CNH se encontra. No caso da suspensão, o motorista fica privado do direito de dirigir de seis a doze meses, mas pode ter sua licença consentida novamente. Quando a carteira está suspensa e o condutor for pego dirigindo ou até mesmo se antes disso o mesmo cometer infrações gravíssimas, a CNH é cassada e perda do direito a direção é de dois anos. Trata-se de condição mais grave pois, além de aumentar o tempo de punição, pode até levar a prisão.
Em caso de carteira cassada, uma notificação é enviada através de carta do Detran. Para infrações que culminam em cassação direta da CNH o agente de fiscalização de trânsito notificará o condutor na hora. Nas duas situações é possível abrir recurso que será avaliado pelo próprio Detran. Enquanto o processo não chegar a um resultado final, o motorista tem licença para dirigir normalmente. Após a conclusão de todo o trâmite e determinada a suspensão, a CNH é retida.
Para reaver o documento de licença de condução de veículo o motorista deve fazer curso de reciclagem de 30 horas no Detran, seja online ou em Centros de Formação de Condutores. É possível iniciar as aulas com a carteira cassada, mas o direito de dirigir só será devolvido após dois anos e da conclusão de todas as etapas do curso. Os temas abordados na reciclagem vão de legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e até relacionamento interpessoal.
Após a reciclagem ainda é necessário a aprovação em uma prova com cerca de 30 questões, sendo necessário acertar 21 delas (70%). Ao reaver sua CNH, o condutor volta a ter seu direito de dirigir e seus pontos são zerados pelo registro nacional.
Para conferir o peso de cada infração você pode consultar o site do Detran de seu estado.
Com o mercado dos seminovos em alta, a oferta por carros usados vem se multiplicando no Brasil. Mas para não cair em ciladas e acabar, é preciso ficar atento a algumas regrinhas que irão facilitar sua negociação. Confira!
LEIA MAISVai pegar a estrada? Confira as nossas dicas para você fazer uma viagem segura e sem imprevistos.
LEIA MAISA falta de estacionamento e garagens cobertas, exposição ao sol e à chuva podem danificar o seu veículo de diversas formas. Confira as dicas da RJ Pneus para minimizar os danos do seu carro.
LEIA MAISVocê já ouviu falar da lei do condutor habitual? Ela foi criada para livrar os condutores de trâmites demorados. A RJ Pneus te explica como funciona. Confira o nosso texto.
LEIA MAIS