O uso de aparelhos tecnológicos para facilitar e agilizar a nossa vida vem crescendo a cada dia. Os smartphones são exemplos de itens que se tornaram multifuncionais e indispensáveis na rotina da maioria da população. Porém, é preciso tomar cuidado, pois no trânsito, o item que traz tantas vantagens pode se transformar em um inimigo mortal. A RJ Pneus traz um alerta importante para motoristas que cultivam esse hábito.
Confira:
Celular é a terceira causa de mortes no trânsito
Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), atualmente, cerca de 150 mortes por dia são causadas pelo uso do celular ao volante. Trata-se da terceira maior causa de mortes no trânsito, perdendo apenas para o excesso de velocidade e o consumo de álcool e drogas ao volante. A divisão de atenção, concentração e percepção são diminuídas quando estamos realizando duas tarefas, como dirigir e usar o celular. Além disso, o tempo de reação do motorista ao se deparar com algo inesperado também é reduzido quando utiliza o aparelho.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, o uso de celulares no trânsito reduz em 37% a capacidade do lobo parietal, região do cérebro associada ao ato de dirigir. O mesmo estudo identificou a diminuição do lobo occipital, responsável por processar informações visuais, ocorrendo em uma queda significativa de processos básicos para uma boa condução.
Para tentar amenizar o problema, fabricantes de aparelhos celulares já trazem ao mercado modelos que impossibilitam o uso quando o celular está conectado ao veículo. Aplicativos que funcionam pelo comando de voz também são aliados no combate à desatenção no trânsito. Porém, o mais importante é que o motorista esteja ciente dos riscos do uso do celular ao volante para abolir essa prática.
Direção e celular: prejuízo para você e seu bolso
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o ato de falar ou responder mensagens por celular gera multa gravíssima, com cobrança de R$ 293,47. A lei número 9.503 de 23 de Setembro de 1997 ainda penaliza o motorista com sete pontos na carteira. Só na cidade de São Paulo, 491.174 multas relacionadas a uso de celulares foram aplicadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego, e outras 101.388 pelo Detran.
Além das multas, é preciso se conscientizar e lembrar que a imprudência no trânsito pode acarretar acidentes fatais ao condutor e pedestre, além de danos ao seu veículo e ao de terceiros. Portanto, quando o celular tocar e você estiver dirigindo, pense duas vezes antes de atender. Só assim você terá a certeza de que terá a atenção suficiente para enfrentar quaisquer dificuldades no trânsito.
Todo automóvel demanda um custo que vai além do preço da compra. Além do combustível, seguro, lavagens, revisões e manutenção são fundamentais para manter o veículo em bom estado e boa qualidade para suas viagens...
LEIA MAIS