Para aqueles que possuem um carro flex ou que pensam em trocar de veículo, a dúvida sobre qual é o melhor combustível a ser utilizado é comum e gera muitas especulações. Além disso, a questão ambiental também vem provocando discussões sobre combustíveis alternativos e novas fontes de energia.
Enquanto novas fontes renováveis não chegam ao Brasil, a gasolina e o álcool (ou etanol como também é chamado), lideram o ranking e são os mais comuns entre veículos brasileiros. A alta dos preços da gasolina abriu espaço para a popularização do álcool. Porém, dúvidas sobre vantagens e desvantagens de cada um ainda rondam os consumidores.
A RJ pneus preparou um conteúdo para você ficar por dentro de qual combustível é mais vantajoso para seu veículo e para seu bolso. Confira abaixo:
Desvantagens
Principal combustível para veículos, a gasolina vem enfrentando alguns problemas. Confira:
- Preço: a gasolina tem alta variação de preço. Isso faz com que o consumidor fique inseguro na hora de abastecer.
- Produtos adulterados: muitos postos de gasolina, para conseguir comercializar o produto com o preço mais baixo, misturam conteúdos impuros à gasolina, prejudicando o desempenho do carro e trazendo problemas ao motor e outras peças.
Vantagens:
Popularidade: Como a gasolina é um produto antigo e tradicional, você consegue encontrá-la onde estiver. Além disso, muitos mecânicos já estão acostumados em lidar com peças ligadas aos motores movidos a gasolina.
O etanol pode ser feito de milho, cana-de-açúcar e outras diversas fontes. Porém, o produto também carrega qualidades e defeitos.
Desvantagens
- Desempenho: um veículo comum precisa queimar mais etanol para que seja produzida a mesma energia que a gasolina oferece. Portanto, o gasto é maior.
- Motor: se o motor de seu carro não for flex ou criado especialmente para o etanol, o motor pode ser danificado e o veículo pode ter problemas.
Vantagens
- Preço: o álcool, na maioria das vezes, encontra-se com preço menor do que a gasolina.
- Meio ambiente: como o etanol libera menos carbono na atmosfera, diminui-se o impacto no aquecimento global.
Não dá para indicar o melhor combustível sem saber qual o tipo de veículo você usa. No entanto, o álcool vem apresentando excelentes resultados não só na manutenção do meio ambiente, sem falar que seu preço que é menor. Enquanto tecnologias como carros híbridos não dominarem terras brasileiras, o etanol pode ser uma boa opção para o dia a dia. A gasolina oferece um melhor desempenho para o motor e consequentemente para o carro em geral, mas é preciso ficar alerta quanto a produtos adulterados para que o efeito não seja contrário. O melhor é sempre avaliar o que melhor se adapta a seu caso.
Todo automóvel demanda um custo que vai além do preço da compra. Além do combustível, seguro, lavagens, revisões e manutenção são fundamentais para manter o veículo em bom estado e boa qualidade para suas viagens...
LEIA MAIS