Ao adquirir um automóvel, o motorista ganha diversas responsabilidades. Além de praticar a direção defensiva, é preciso ficar atento com a preservação das peças e demais itens de importância do carro. Muitas vezes, pequenos problemas surgem pela falta de cuidados básicos.
Um dos maiores desafios para manter a boa aparência do veículo é a exposição ao sol, chuva e outros fatores naturais a que ele é condicionado. A falta de estacionamento e garagens cobertas pode danificar a pintura, lataria e outras peças, como estofamento e faróis. Mas, é possível minimizar tais danos com procedimentos simples. Fique ligado nas dicas da RJ Pneus:
1. Capa protetora
As capas protetoras são ótimas para quem deseja proteger seu carro contra fenômenos naturais. Além disso, ela evita outros danos, como respingos de lama, tinta e dejetos de animais, que são muito nocivos à pintura. Outros pontos positivos são o baixo custo de compra e a facilidade de armazenamento. A capa é dobrável e se encaixa perfeitamente bem em locais pequenos. Porém, é preciso cuidado ao retirá-la para evitar arranhões e outros danos. Fique alerta!
2. Ceras especiais
Algumas ceras de longa duração podem e devem ser aplicadas em carros expostos ao ar livre por muito tempo. Elas conseguem reduzir de forma mais ostensiva os efeitos de agentes externos e, principalmente, dos raios UV do sol. Uma cera de boa qualidade pode proteger um automóvel por um período de seis meses a um ano.
3. Evite estacionar embaixo de árvores
Ao estacionar seu veículo, procure uma área onde não haja árvores. Isso porque folhas, galhos, frutos e, até mesmo, pássaros e dejetos podem acertar seu carro, danificando não só a pintura, mas também a lataria, os faróis e os vidros. A seiva das árvores também pode ser prejudicial, sendo difícil de ser retirada. Se não conseguir um estacionamento coberto, prefira um local sem sobreposições perigosas.
4. Invista em cristalização
O processo de cristalização vem ganhando espaço e conquistando os motoristas. Trata-se de um polimento à base de teflon, que gera um aspecto muito superior ao da cera comum. Ela ainda protege o veículo de raios solares e da poluição em geral que agride a lataria, remove pinturas oxidadas, realça a cor e preenche os poros microscópicos, arranhões e rachaduras. Com a cristalização, ainda é possível dispensar o uso de cera comum por cerca de um ano, gerando uma boa economia. Mas atenção: Apenas profissionais qualificados podem aplicar a técnica, pois se trata de um procedimento especial.
Não tem coisa pior do que o carro te deixar na mão na hora que você mais precisa dele. Antes do veículo pifar, ele dá diversos sinais para que você entenda que algo está indo errado. Confira as nossas dicas para você saber quando o seu carro está precisando de uma revisão.
LEIA MAISUma das grandes dificuldades para quem adquire um veículo é encontrar um mecânico ou uma oficina de confiança para não cair em fraudes na hora da revisão. Confira as dicas da RJ Pneus para você evitar os golpes na hora de mandar o seu carro para a revisão.
LEIA MAISNão existe coisa pior do que o seu veículo parar de funcionar no meio da estrada. Isso pode acontecer por diversos problemas, como bateria, falta de lubrificação no motor, falta de revisão, entre outros. Confira os principais motivos que podem fazer o seu veículo parar de funcionar do nada.
LEIA MAISEm tempos em que a economia vai mal, comprar um veículo exige pesquisa, atenção e paciência. Por oferecer preços atrativos, os leilões de carro vem sendo uma opção procurada por muitos consumidores.
LEIA MAIS