A tecnologia vem sendo cada vez mais usada nos mais diversos segmentos, muitas vezes, substituindo itens que antes faziam parte de nosso cotidiano. As mudanças chegaram até os motoristas com a carteira de habilitação digital, que já está disponível em todo o Brasil.
Segundo números do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), mais de 110 mil motoristas já solicitaram o modelo digital, número ainda pequeno em relação aos 70 milhões de brasileiros habilitados. A adesão ainda tímida reflete as dúvidas, o receio e a falta de informações mais claras e objetivas para o condutor. Por isso, a RJ Pneus preparou um tira-dúvidas para responder as perguntas mais frequentes sobre a nova CNH Digital.
O que é a CNH Digital e para que ela serve?
A CNH Digital funciona igualmente à CNH de papel, porém, para visualizá-la, o motorista precisará ter acesso a um aplicativo e passar por outros processos. O documento digital conta com um QR Code (sistema de código de barras atualizado), que armazenará todos os dados do condutor, inclusive sua foto. Com os dados acessíveis através do smartphone, o agente de trânsito conseguirá verificar situações que pedem o documento autenticado. Especula-se que, daqui a pouco tempo, também será possível consultar os pontos obtidos na carteira e, até mesmo, ser notificado quando existir alguma pendência.
Como obter a CNH Digital?
A primeira informação que você deve saber é que a CNH Digital só está disponível para condutores que emitiram o documento, seja da primeira habilitação ou da renovação, a partir de 2017. Isso porque só os novos documentos contam com o QR Code impresso. Portanto, se sua habilitação é antiga, você terá de esperar pela renovação para obtê-la digitalmente.
Se você já possui o QR Code no documento impresso e quer dar prosseguimento à obtenção da CNH Digital, precisa fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatram. O segundo passo é baixar o aplicativo CNH via App Store para aparelhos IOS ou na PlayStore para aparelhos Androids. Você ainda precisará obter um certificado digital, que pode ser feito através de empresas privadas ou solicitado ao Detran de seu estado. Depois disso, ainda é preciso acionar o código de ativação para CNH Digital, que será enviado por e-mail. Assim, você consegue acessar o aplicativo, digitar seu CPF no local de login, digitar a senha de acesso do Portal Denatram e o código de ativação.
O processo ainda é bastante burocrático, mas vale a pena para aqueles que sempre esquecem a CNH impressa. A previsão é de que cada vez mais brasileiros optem pelo sistema digital, que chega para facilitar nossas vidas.
Você sabia que existem 63 patologias diferentes que são elegíveis para isenção de impostos no momento da compra de um veículo e abatimento de até 30% do valor total? Confira como funciona o benefício.
LEIA MAISA partir de setembro de 2018, os proprietários de veículos no Brasil deverão adotar a placa padrão Mercosul, que é obrigatória para todos os carros em um período de cinco anos em todos os estados brasileiros. Quer saber mais sobre as placas padrão Mercosul? Confira as informações que a RJ Pneus traz para você.
LEIA MAISTodos os dias, milhões de motoristas trafegam por ruas e estradas com a confiança de que a viagem será segura e tranquila. Porém, é preciso estar atento e preparado em caso de imprevistos. Para que pequenos problemas não virem uma grande dor de cabeça, alguns itens de emergência podem te ajudar nos momentos difíceis. Confira!
LEIA MAISO setor de compra, venda e troca de veículos está cada dia mais competitivo para vendedores e compradores. Confira as nossas dicas de como manter o seu automóvel em bom estado.
LEIA MAIS