Para aqueles que possuem um carro flex ou que pensam em trocar de veículo, a dúvida sobre qual é o melhor combustível a ser utilizado é comum e gera muitas especulações. Além disso, a questão ambiental também vem provocando discussões sobre combustíveis alternativos e novas fontes de energia.
Enquanto novas fontes renováveis não chegam ao Brasil, a gasolina e o álcool (ou etanol como também é chamado), lideram o ranking e são os mais comuns entre veículos brasileiros. A alta dos preços da gasolina abriu espaço para a popularização do álcool. Porém, dúvidas sobre vantagens e desvantagens de cada um ainda rondam os consumidores.
A RJ pneus preparou um conteúdo para você ficar por dentro de qual combustível é mais vantajoso para seu veículo e para seu bolso. Confira abaixo:
Desvantagens
Principal combustível para veículos, a gasolina vem enfrentando alguns problemas. Confira:
- Preço: a gasolina tem alta variação de preço. Isso faz com que o consumidor fique inseguro na hora de abastecer.
- Produtos adulterados: muitos postos de gasolina, para conseguir comercializar o produto com o preço mais baixo, misturam conteúdos impuros à gasolina, prejudicando o desempenho do carro e trazendo problemas ao motor e outras peças.
Vantagens:
Popularidade: Como a gasolina é um produto antigo e tradicional, você consegue encontrá-la onde estiver. Além disso, muitos mecânicos já estão acostumados em lidar com peças ligadas aos motores movidos a gasolina.
O etanol pode ser feito de milho, cana-de-açúcar e outras diversas fontes. Porém, o produto também carrega qualidades e defeitos.
Desvantagens
- Desempenho: um veículo comum precisa queimar mais etanol para que seja produzida a mesma energia que a gasolina oferece. Portanto, o gasto é maior.
- Motor: se o motor de seu carro não for flex ou criado especialmente para o etanol, o motor pode ser danificado e o veículo pode ter problemas.
Vantagens
- Preço: o álcool, na maioria das vezes, encontra-se com preço menor do que a gasolina.
- Meio ambiente: como o etanol libera menos carbono na atmosfera, diminui-se o impacto no aquecimento global.
Não dá para indicar o melhor combustível sem saber qual o tipo de veículo você usa. No entanto, o álcool vem apresentando excelentes resultados não só na manutenção do meio ambiente, sem falar que seu preço que é menor. Enquanto tecnologias como carros híbridos não dominarem terras brasileiras, o etanol pode ser uma boa opção para o dia a dia. A gasolina oferece um melhor desempenho para o motor e consequentemente para o carro em geral, mas é preciso ficar alerta quanto a produtos adulterados para que o efeito não seja contrário. O melhor é sempre avaliar o que melhor se adapta a seu caso.
Com o mercado dos seminovos em alta, a oferta por carros usados vem se multiplicando no Brasil. Mas para não cair em ciladas e acabar, é preciso ficar atento a algumas regrinhas que irão facilitar sua negociação. Confira!
LEIA MAISVai pegar a estrada? Confira as nossas dicas para você fazer uma viagem segura e sem imprevistos.
LEIA MAISA falta de estacionamento e garagens cobertas, exposição ao sol e à chuva podem danificar o seu veículo de diversas formas. Confira as dicas da RJ Pneus para minimizar os danos do seu carro.
LEIA MAISVocê já ouviu falar da lei do condutor habitual? Ela foi criada para livrar os condutores de trâmites demorados. A RJ Pneus te explica como funciona. Confira o nosso texto.
LEIA MAIS