Imagine a cena: você está no trânsito depois de um engarrafamento no fim do expediente e de repente seu carro para e não liga mais. Além disso, uma fumaça intensa começa a sair do motor. Parece um pesadelo não é? Porém, esse tipo de acontecimento é mais comum do que pensamos e devido ao susto, ficamos muitas vezes sem saber o que fazer diante de uma pane elétrica. Para evitar diversos transtornos que seu veículo pode apresentar, é preciso ficar de olho em alguns detalhes e saber identificar quando é hora de levá-lo ao mecânico. A RJ Pneus traz dicas para que você identifique os principais problemas que podem ocorrer com o seu carro. Confira:
1 - Bateria
Se você está tendo dificuldades para ligar o motor ou simplesmente o carro parou de vez, o motivo pode ser a falta de conservação da bateria e do alternador. Também pode haver uma sobrecarga dos mesmos. O mau funcionamento de equipamentos como rádio, travas e alarmes também são sinais de problemas na bateria. Você pode evitar os danos não os instalando fora do projeto, mas se isso já aconteceu, o melhor é trocar a bateria ou o alternador e retirar os elementos prejudiciais.
2 - Embreagem desgastada
A embreagem desgastada pode representar um grande perigo. Quando o carro começa a patinar ou tem dificuldades de subir ladeiras, seu sistema precisa ser verificado. O problema acontece, geralmente, quando não se tira o pé da embreagem ou até na falta de força quando se troca a marcha. Em casos como esses, as embreagens precisam de troca completa.
3 - Sistema de arrefecimento
Esse sistema é o responsável por controlar a temperatura dos motores. Quando ele fica superaquecido ou para de funcionar é porque o nível do líquido, composto de água e aditivo especial está abaixo do necessário. Muitas pessoas decidem por conta própria colocar o fluido para economizar, porém, essa ação pode trazer riscos. Podem ocorrer bolhas de ar no sistema que danificam o carro. O recomendável é procurar um especialista sempre.
4 - Falta de lubrificação no motor
O uso de óleo lubrificante incorreto, assim como o baixo nível do mesmo podem comprometer o motor fazendo seu carro parar e dificilmente voltar a funcionar. Em todos os automóveis há instruções quanto o período para a troca de óleo. Você também pode testá-lo colocando a vareta dentro do compartimento. Para isso, o motor precisa estar desligado por pelo menos cinco minutos. Ao perceber que o nível está baixo, peça ajuda a um especialista para realizar a troca do lubrificante, que deve ser da mesma marca usada anteriormente.
5 - Combustível adulterado
O uso de produtos adulterados pode trazer inúmeros problemas, dentre eles, a pane total do veículo. Impurezas contidas nesses tipos de combustíveis podem entupir os injetores bloqueando a injeção do líquido na câmara. É importante ficar atento e abastecer em postos de confiança para retardar a limpeza dos bicos.
6 - Revisão evita panes e outros problemas
Se seu carro passar por revisões constantes dificilmente vai parar no meio da rua e te deixar na mão. A revisão é o maior aliado do motorista porque antecipa e evita o aparecimento de problemas, permitindo que você dirija com mais segurança e aumentando o tempo de vida do seu carro. Fique alerta aos sinais que seu veículo dá e corra para uma oficina mecânica de confiança para fazer uma avaliação geral e livrar-se de dores de cabeça futuras.
Com o mercado dos seminovos em alta, a oferta por carros usados vem se multiplicando no Brasil. Mas para não cair em ciladas e acabar, é preciso ficar atento a algumas regrinhas que irão facilitar sua negociação. Confira!
LEIA MAISVai pegar a estrada? Confira as nossas dicas para você fazer uma viagem segura e sem imprevistos.
LEIA MAISA falta de estacionamento e garagens cobertas, exposição ao sol e à chuva podem danificar o seu veículo de diversas formas. Confira as dicas da RJ Pneus para minimizar os danos do seu carro.
LEIA MAISVocê já ouviu falar da lei do condutor habitual? Ela foi criada para livrar os condutores de trâmites demorados. A RJ Pneus te explica como funciona. Confira o nosso texto.
LEIA MAIS